A História do Pólo Aquático português tem em 2007 alguns momentos únicos para viver: o Campeonato do Mundo Júnior Feminino no Porto; o apuramento para o Europeu B em séniores masculinos, em Israel; as finais da Taça; os Campeonatos Nacionais em todos os escalões; a Super Taça Carlos Meinedo; o Torneio Beach Pólo e mais uns quantos Torneios de Clubes e Associações a realizar algures neste país. Um calendário recheado!
Mas, será em Outubro que uma data não poderá (leia-se deverá) passar em claro aos aficionados desta disciplina e às instituições por ela responsáveis - o dia treze!
Segundo Lopes, J.P. (1989) o Pólo Aquático foi jogado pela primeira vez em Portugal no dia 13 de Outubro de 1907 na Baía de Cascais, integrado num festival náutico que englobou provas e exercícios de natação e um jogo de Pólo Aquático entre duas equipas de marinheiros.
Este festival náutico teve como grande dinamizador o Sr. Tenente Joaquim Costa que ensinou e treinou o grupo de marinheiros pioneiros na prática deste desporto em Portugal.
Segundo o mesmo autor, Joaquim Costa foi um dos mais importantes e activos membros da “Liga da Natação”, tendo estado ligado a várias acções de fomento da NATAÇÃO.
O então Primeiro-Tenente, terá sido também o principal responsável pela introdução da Educação Física na Marinha Portuguesa, introduzido no Quartel de Marinheiros em 1904, o método de Ling, mais conhecido pela “ginástica sueca”, que foi mais tarde também leccionada nos liceus portugueses, sendo ministrada por professores militares ou oriundos do Ginásio Clube Português.
Este oficial foi autor da Gymnastica Sueca na Marinha, (1904) e do Manual de Gymnastica para Uso da Armada, (1905) e de outros artigos nos Annaes do Club Militar Naval relativos à Educação Física na Armada. Foi membro do Clube Mário Duarte de Aveiro em 1908/09 evidenciando o seu ecletismo tão frequente nos desportistas dessa época.
A implantação da República teve efeitos também na natação, tendo a Liga desaparecido, pura e simplesmente. A participação de atletas portugueses nos Jogos Olímpicos de Estocolmo (1912) criou no país uma onda de entusiasmo pelo desporto, tendo inclusivamente sido organizado um Torneio de pólo aquático nos Jogos Olímpicos Nacionais, em 1913 do qual o Clube International de Foot-ball saiu vencedor.
Num ano em que a guerra de audiência dos media reclama a eleição do Português mais Ilustre, não podemos esquecer os feitos do “Peito Ilustre Lusitano” e homenagear com lucidez os personagens que as tornaram memoráveis.
viernes, 19 de octubre de 2007
100 Anos de historia (I)
Publicada por hugofolgar em 4:36
Etiquetas: waterpolo rio umia
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario